quinta-feira, 7 de junho de 2012

Frutos da terra



Seu Lula é trabalhador rural na Mata Sul de Pernambuco, 74 anos, negro, 1,60m de altura. Homem forte, olhos negros e brilhantes. Fala mansa, que encara a gente nos olhos.

Fui apresentado a ele pelo médico Bartolomeu Melo, cirurgão de cabeça e pescoço, que cuida de mim e dele.

"Você vai compreender o que eu vou dizer, mas ele não vai não", me encarou seu Lula apontando para Bartolomeu Melo. "Ele é o meu salvador e será o seu. Um anjo que chegou na minha vida e estará na sua a partir de agora", me disse numa confissão íntima e sincera, em voz baixa, em pé num corredor hospitalar, para o constrangimento aparente do médico diante de tanta verdade.

"Vencemos o câncer, ele e eu. agora ele me trata como um menino", choramingou Seu Lula, com os olhos tão marejados que não pude deixar de enxergar nele um garotinho de pele maltratada pelo sol e mãos calejadas pelo trabalho suado e sofrido no campo. E, apesar desses sinais testemunhais de uma vida, Seu Lula é suave como a brisa que bate no rosto na gente em dia quente de sol a pino.

Minha reação foi abraçá-lo em silêncio, não precisava comentar nada. Seu Lula tinha dito tudo. Só não segurei o choro, foi demais para quem sabia, como eu, que estava a dois dias de uma biópsia que confirmaria o câncer.

E ali ficamos os três, emocionados, sem graça e radicalmente unidos pela doença.

Seu Lula teve um câncer de laringe e está em manutenção técnica há três anos, exame que faz mensalmente com o dr. Bartolomeu Melo. Ele foi paciente do Hospital Oswaldo Cruz, onde foi operado e fez o tratamento, mas como o aparelho de vídeolaringoscopia, essencia para o exame de acompanhamento da doença, está quebrado há muitos anos, o doutor Bartolomeu Melo o recebe em seu consultório no Real Hospital Português para a manutenção mensal - o profissional não abandona seu paciente, procura caminhos, atalhos e saídas para o melhor atendimento e a busca da saúde.

Pelo menos é como ensina e pratica o doutor Bartolomeu Melo.

4 comentários:

  1. Força, Scarpa! Vai dar tudo certo, você vai ver. Só sinto saudades dos seus comentários na CBN. Mas daqui a algum tempo você vai voltar para o studio, com saúde e alegria... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarissa, retornar à Rádio JC/CBN ao lado do nosso Aldo Vilela é tudo o que mais quero. Aquele estúdio me faz falta, assim como sinto falta dos ouvintes, de suas críticas, comentários e broncas. Beijão, querida.

      Excluir
  2. É isso aí, meu caro. Mata essa bronca no peito, deita ela no gramado e mete de trivela, lá, no ângulo. Atitude e torcida você já tem. Vai tirar mais essa de letra. Já estou de olho na celebração, mais adiante, da sua vitória. Bota pra arrombar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você será o primeiro a ser chamado para a comemoração, prometo. Abração

      Excluir