quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cuidados infantis

Xampu de camomila para criança. Pasta dental infantil (Tandy ou Senninha!!!). Escova de dente super-macia para criança. Sabonete líquido de camomila para criança.Toalha macia de algodão.

São alguns dos artigos que já frequentam o armário do banheiro de casa e a bolsa a tiracolo (pasta de dente e escova) que não abandono durante o dia. Exigências da radioterapia para que não aja risco de infecção na pele, na boca e no cabelo. Todo cuidado é pouco, advertem os médicos e enfermeiros.

E ainda tem aquele efeito, que ainda não chegou, da boca seca. Para isso, há algumas recomendações médicas (Oral Balance, Salivan, Saliva Artificial, Malvatricin Boca Seca em spray).

Fora isso, adeus por um tempo (o da radioterapia) ao protetor solar e a qualquer tipo de creme ou produto no rosto e pescoço. Até perfume, coitado de mim, acostumado a tomar banho com as colônias cítricas, a partir de agora só do tóxax para baixo.

O mais difícil está sendo retirar o limão, a laranja, as frutas cítricas de meu cardápio diário. E adeus às pimentas, aos molhos e condimentos picantes e alimentos quentes, duros e pegajosos. Estarei dando preferência aos alimentos em tempatura ambiente, de consistência pastosa e líquida.

Já estou vendo a farra que farei ao final da radioterapia: voltarei com toda a alegria e fome aos suhis e sunomonos e ao atum e salmão encharcados no shoyo e wasabi.

2 comentários:

  1. "Naire, para ajudar a saliva, Salivan;para umedecer os olhos, Lacril; para umectar a pele e a mucosa vaginal e anal, Creme Universal Merck" (Roberta Torreão, Oncologista).

    Scarpa, querido
    Nesta fase todo o cuidado é pouco com a higiene corporal, pois, o pelo que nos protege, cai e a gente fica mais vulnerável aos germes e bactérias. Mas nada que a gente não consiga dar conta...ainda bem que restam as lágrimas, nessas horas mais necessárias do que nunca.
    Beijos

    *Quando for fazer essa farra de sushi me chama, adoro :))

    ResponderExcluir
  2. "...ainda bem que restam as lágrimas, nessas horas mais necessárias do que nunca". Você, minha cara, e companheira, disse tudo. Estou me cuidando, a fase do "difícil" ainda não chegou, mas estou preparado para ele, penso eu. Quanto ao sushi, que alegria, você será a primeira a ser chamada. Será a primeira farra da minha nova vida. Beijos, beijos e mil beijos.

    ResponderExcluir